segunda-feira, 22 de junho de 2015

As pessoas são "uma caixinha de surpresa"

Um grupo de humor brasiliense tem uma frase clássica que é ... "mas a vida... É uma caixinha de surpresas..." 
Hoje eu digo com toda certeza que: ..."as pessoas"... são uma caixinha de surpresa!
Cada uma com suas histórias, seus traumas, suas neuras, suas limitações. E cada vez mais, as pessoas viajam para dentro das suas caixinhas, na tentativa de omitirem seus verdadeiros sentimentos, afinal ser verdadeiro e sincero é perigoso, é chato, e assim estão sempre planejando estratégias emocionais e profissionais para conseguiu o que querem enfim, sempre mascarados, superficiais e rasos!
Foi-se o tempo que olhávamos nos olhos, ouvíamos histórias, contávamos as nossas e partilhávamos sem medo de nos entregarmos às amizades sinceras e verdadeiras, gratuitamente, despretensiosamente!
Hoje, ou sempre foi assim e a doce inocência da juventude nos cegava, todos falam sozinhos, num monólogo infinito. E as pessoas só se aproximam de você para sugar (conscientemente ou não) gradativamente, ou em sua totalidade, tudo que você possa oferecer, seja emocionalmente ou profissionalmente.
Dessa forma só o outro cresce, você não. Você é apenas o objeto que será utilizado para dar equilíbrio ao crescimento alheio...
Claro que caridade, carinho, e gostar de ajudar o próximo, está na personalidade de cada um, e nem todos são capazes de compreender que é nato e raro. 

Muitas vezes você leva o rótulo de "idiota" de "trouxa" de "inocente", o que não modifica em nada sua essência e suas ações, já que só podemos oferecer o que temos. Mas com o tempo ficamos cautelosos e observadores. A medida que amadurecemos, conseguimos perceber as sutilezas, a maldade oculta, e percebemos o quanto pequenas ações e gestos podem ajudar quem precisa, te enriquecendo e te tornando uma pessoa melhor, independente dos rótulos que recebe ao longo do caminho.
Essa super exposição nas redes sociais tem mostrado um lado que não conhecíamos do próximo, você fala, se expõem, opina vive em grupos direcionados e abertos e no final das contas ficamos quase 100% visíveis. Só que, verdadeiramente falando, mostramos parcialmente quem somos. Se observarmos bem somos animais vulneráveis e manipuláveis e seguimos em bando, muitas vezes, por pura conveniência e marketing pessoal, e nossas reais opiniões vão ficando ali, na caixinha, escondidas, mostrando que hoje somos pessoas cada vez mais digitais, intolerantes, preconceituosas, fúteis e fictícias!
Claro que hoje a luta é diária para tentar fazer o caminho inverso, seguir firme e focado pela contramão da modernidade e mostrar que, em nossos coraçõezinhos ainda existe amor, calor e que o nosso abraço e carinho podem ser muito mais gostosos que todos os elogios, beijinhos, declarações, "emoticons" ou qualquer expressão virtual. 

Posso afirmar com certeza, nossa bateria está sempre 100%, que o som da nossa voz é mais gostoso pessoalmente e podemos ser uma caixinha de surpresas boas também, mas só depende de nos arquivar e compartilhar sempre o que temos de melhor, nos colocando sempre no lugar do outro e imaginando como seria se fosse conosco.
Então a proposta é "saia da caixinha", olhe nos olhos, abrace e se deixe abraçar, porque o pessoal, com todos os problemas, dificuldades e desilusões, ainda é melhor que um teclado frio e uma "caixinha" cheia, guardada só pra você!


#sairDaCaixa #maisRealMenosVirtual #maisAmor #maisAbraços #MenosSuperficialidade #grazielaMorais

Graziela Morais

Nenhum comentário: