Ás vezes eu acho que o mundo acabou e ninguém percebeu!
A pandemia em 2020 nos deu essa sensação de abstração do mundo real, finitude e caos, e desde então as coisas vem seguindo numa velocidade irreversível, onde a informação, a tecnologia e as pessoas cada vez mais alteradas, sucumbem num caos invisível, diariamente!
A suposta aceleração do tempo, a evolução diária da tecnologia, e mentes confusas e adoecidas, seguem num caminho sem volta, mesmo sabendo que a evolução ou finitude é um processo que vem acontecendo desde o primeiro organismos celular, mas para nós que vivemos o presente em 2025 parece tão assustador como nunca.
Os dias e as horas permanecem iguais, mas nossa rotina, percepção e relógio biológico não são mais os mesmos a tempos.
A música de Lulu Santos já nos dizia "tudo muda o tempo todo, no mundo" e muda forte, muda rápido, muda descontroladamente!
Seguimos servindo à tecnologia, treinando a Inteligência Artificial diariamente, a alimentando com nossos dados, desejos, sentimentos e percepções, até que um dia não seja mais possível diferenciar o real do virtual, pelo menos aqui nas telinhas.
Apesar de termos toda a informação "na palma da mão", pois hoje já somos 211,1 milhões de seres humanos no Brasil e segundo a "Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) registra 268.266.822 milhões de linhas de telefonia móvel ativas no Brasil", continuamos tendo dificuldades reais de renda, pouca e deficitária educação formal, e apesar de estarmos todos conectados, não significa que utilizamos o conhecimento de forma produtiva e inteligente, para nosso crescimento pessoal.
São poucos que realmente utilizam a tecnologia para algo inovador e proveitoso, em prol do bem do próximo. Otimizar, curar, ajudar! Alguns até tentam, mas no geral todo o progresso e evolução tecnológica está sendo armazenada e utilizada para demonstrar poder e para vencer mais rapidamente guerras físicas ou biológicas/tecnológicas.
Utilizamos dessa forma a tecnologia só pra abstrairmos a realidade tão cruel com memes, vídeos e musiquinhas hipnóticas e engraçadas.
Temo essa próxima eleição de 2026, pois se já haviam FakeNews sem muita tecnologia, imagine agora.
Nas próximas eleições, estaremos entregues, vulneráveis e à mercê de quem for detentor de um bom hacker ou profissional de excelência que gerencie a IA de seus projetos, empresas ou órgãos.
Será caótico e perigoso!
Segundo o Globo, "Com 105,3 milhões de usuários, aplicativo de vídeos curtos (TikTok) conquistou de vez o país. Pesquisa revela que oito em cada dez internautas que utilizam essa ferramenta abrem o app pelo menos uma vez por dia", sabemos que o vício é bem maior e os acessos também!
Seguimos pouco críticos e com tendinite no dedinho de tanto rolar a tela do celular, alienados e suscetíveis, a todo tipo de manipulação virtual, já que diante desses dados expostos temos uma estatística triste em relação ao que realmente exercita o cérebro, a leitura:
Segundo o Publishnews de 02/07/2025 a informação é que "Segundo o estudo, 36% dos brasileiros têm alguma dificuldade de compreender o que leem. Outros 29% dizem que não gostam de ler. Mais de 90% dos entrevistados entre 14 e 39 anos afirmaram usar seu tempo livre na internet e nas redes sociais, e somente 20% deles disseram ler livros nesse tempo. Mais: 54% dos leitores responderam que ninguém os influenciou ou incentivou a ler – número obviamente maior ainda entre não-leitores, 85%."
A leitura é um exercício físico e crítico para o cérebro, que nos permite diferenciar coisas e conceitos, não só um passatempo.
A leitura é a chave para o desenvolvimento e funcionamento do cérebro humano, comprovado por pesquisas neurológicas diversas na atualidade. A leitura estimula a criação de novas conexões neurais, aprimora funções cognitivas como atenção, memória e raciocínio, e pode até proteger contra doenças neurodegenerativas.
A nossa plasticidade cerebral nunca foi tão enfatizada e demonstrada de forma positiva para quem tem o hábito da leitura diária, seja ela qual for!
Menos telas (redes sociais etc) e mais leituras e trabalhos manuais, essa é a "musculação para o cérebro" que nos permite ter sanidade e saúde mental.
Essa semana me deparei com uma notícia local, aqui num shopping de Brasília, que recebi com uma certeza tristeza, por comprovar o que já falamos aqui.
A cidadã comum resolveu fingir que era famosa e de posse de um carrão e dois seguranças fakes ela entrou empoderada com celular a postos e foi entrando no shopping.
A medida que andava de forma firme e cênica a multidão a acompanhava com os olhos alucinada, achando que a misteriosa era famosa, sem saber de quem se tratava.
Foi um evento!
Tudo registrado e noticiado num jornal local/web, e se não era famosa, ficará agora, depois do episódio como sempre acontece, já que o jornalismo agora vive dessas notícias sem muito conteúdo que tem grandes visualizações, as famosas notícias viralizadas. Nunca um Reels valeu tanto hoje em dia! Viralizou virou celebridade, seja qual bobagem for!
As pessoas a seguiram por todo shopping com celular na mão para fotografar a falsa famosa. Onde ao serem contidas, as mais curiosas gritavam com os seguranças fakes que precisavam tirar uma foto, e algumas gritavam "quem é ela? Fala! Quem é ela? Num desespero digno de ficção.
Uma vergonha e uma lástima, que comprova nossa alienação.
Uma geração de subcelebridades vazias, lacrações sem propósito ou conteúdo e caos em todos os setores.
A violência também cresce em todos os sentidos e setores!
Ela sempre existiu, mas agora além de aumentar a medida que aumentamos em número populacional, ela tem visibilidade garantida em todas as mídias possíveis, e jornais locais das emissoras abertas ao público! Um lixo diário que sobrecarrega nosso cérebro diariamente.
Quem quer outro tipo de conteúdo tem que pagar por ele.
Bons filmes, bons livros, boas músicas, bons documentários, esses estão nas principais plataformas de streaming que são pagos por mês, nem todos conseguem.
Todas as plataformas gratuitas estão contaminadas com propagandas que nos absorvem de 15 em 15 minutos. Liberando o acesso, mas vendendo tudo que quem pode pagar mais consegue, lendo nosso desejos através de um "Algoritmo" eficaz e cada mais mais inteligente!
Por essas e outras, sempre temos esperança de dias melhores, já que o sol continua a brilhar em cada amanhecer e entardecer, mas o resto que nos rodeia se deteriora diante do caos imposto e consumido sem questionamento ou crítica pela maioria.
Espero que em algum momento os que dormem ou estão anestesiados retomem o controle da própria mente e vidas, pois tudo são processos e passageiros e o que nos impede de sucumbir é aceitar nossa natureza humana como parte da natureza e da vida e encontrar nosso propósito, seja ele qual for, deixando ao menos um aprendizado quando formos, uma frase, um exemplo, o resto é ilusão e passa.
O que realmente importa não tem valor que o R$ possa pagar, é de graça, e está ao alcance de todos!
Pensar com a própria cabeça e recusar ser parte de uma massa alienada é o segredo de tudo!
O mundo não vai acabar, mas nós sim, nós é quem vamos embora dentro do nosso prazo de validade e vamos construindo ou destruindo o ambiente onde somos parte viva.
Cabe a nós escolher o que queremos deixar como legado para quem fica depois de nós!
Graziela Morais