A vencedora do The Voice Brasil esse ano foi uma linda menina, Mylena Jardim, de apenas 17 anos e com um futuro promissor! Voz belíssima, carisma, talento e afinação. Mas ela destruiu uma das músicas que mais gosto, interpretada pela minha Diva favorita Marisa Monte no CD Tribalistas, que foi um dos álbuns mais belos que Marisa produziu! Não ficou desafinado, apenas GRITADO do início ao fim, nos fazendo sentir tensão e angústia pelos agudos cada vez mais potentes, ao invés da sonoridade única e calma que a canção nos traz originalmente.
Não entendo porque as pessoas tem dificuldade de apreciar sons suaves, harmonias bem trabalhadas e instrumentais delicados sincronizados ao longo da canção. Geralmente nesses Realitys a regra é gritar! Nada contra agudos potentes e vozes poderosas, pelo contrário, gosto muito, mas muitas vezes não há necessidade! Em alguns momentos a música escolhida só pede boa dicção, e veludo na voz para ser sentida no coração.
Claro que essa suavidade e delicadeza não é uma boa opção para conquistar jurados e público infelizmente. Dai os candidatos seguem estragando músicas clássicas que amamos, sem dó, com anuência do público que empolgando com as cores e muita festa aplaudem loucos ao sinal da plaquinha, APLAUSOS da produção do programa.
Outro que sempre enriquece suas canções com instrumentais belíssimos é meu "Divo" favorito, Lenine. Suas canções são pura poesia e ao fechar os olhos você consegue se colocar num ambiente aconchegante, ao som de água, pássaros e natureza, numa viagem única e apaixonante. E isso é bom! Tranquiliza, acalma e alimenta a alma cansada de cobranças e pressa habituais!
#ilovemusic #mpb #amomúsica #thevoicebrasil #tribalistas #músicadequalidade #MylenaJardim
Graziela Morais
Nenhum comentário:
Postar um comentário