segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

E-mail Marketing - Intimando pessoas a mais de 20 anos :)

Imagem: www.estrategiadigital.pt/historia-marketing-digital-sabe-como-tudo-comecou/


"Diferentemente do spam (mensagens indesejadas), é essencial ao e-mail marketing o consentimento do cliente (também chamado opt-in), que pode ser explícito, quando ele mesmo opta por receber, ou implícito, caracterizado por uma relação evidente entre as partes. 
O email marketing também se diferencia do spam por permitir ao destinatário a opção de se descadastrar a qualquer momento da lista de envio pela qual recebeu o email. Isso se chama "opt-out" e de acordo com o Código de Autorregulamentação para a Prática de Email Marketing, o remetente deverá disponibilizar ao Destinatário a sua política de Opt-out e informar o prazo de remoção do seu endereço eletrônico da base de destinatários, que não poderá ser superior a 2 (dois) dias úteis, quando solicitado diretamente pelo link de descadastramento do E-mail Marketing e 5 (cinco) dias úteis quando solicitado por outros meios, prazos estes contados a partir da data da solicitação comprovada.
No entanto muitas empresas contratam agências que utilizam listas de e-mail de terceiros, ao se cadastrar em um site o usuário termina por receber infinitos e-mails dos mais variados assuntos sem jamais ter requisitado. Também de acordo com Comitê Gestor da Internet no Brasil: Uma das mais frequentes, e piores, desculpas usadas pelos spammers é alegar que se o usuário não tem interesse no e-mail não solicitado, basta "removê-lo". Essa é uma característica de e-mail de spam."


Todas essas informações são para entendermos melhor como funciona esse tipo de publicidade.
Recebemos dezenas delas por opção ou não, diariamente, mas um delas me irritou profundamente esses dias, pela agressividade que foi ficando gradativamente ameaçadora a medida que eu não tinha tempo de fazer os mil clicks sugeridos a cada e-mail.

Dessa forma, cansada das "ameaças", você resolve ceder e clicar no que, a principio parecia gratuito, pra ver "de qual é"... Eis que surge a seguinte imagem ao clicar:
Sou apaixonada por Marketing, Mídia Sociais e tudo que envolve Publicidade e Web, mas como consumidora, leitora e internauta, acho um abuso de certos "marqueteiros" esse tipo de abordagem.
E quando você tenta excluir, você tem que recorrer a um tradutor, caso não domine outro idioma, porque geralmente está em inglês, e caso você não entenda bem ou não tenha muita intimidade e desenvoltura para navegar na web, você corre o risco de assinar a tal publicidade por toda a eternidade, sem saber (risos).

Tradutor consultado, solicitação de remoção enviada!! Ufa! Acabou!
E-mail "removido com sucesso" essa é a última frase!
E ficamos livres desse tormento enfim...
E estou nesse momento repensando outros tantos, mas que diferente desse, não me tratam com esse desespero para pagar, pagar, pagar, assinar, assinar, assinar...
Alguns tem seu encanto e informações até interessantes.

E vamos seguindo, com a fé, que um dia teremos uma caixa de e-mail limpa e 100% útil e prática em nossas vidas. É um sonho apenas, mas que pelos menos os e-mails recebidos nos sejam úteis de alguma forma.

Esse tipo de ferramenta é fantástica, precisa e eficiente, mas desde que usada sem excessos. Porque esses excessos acabam destruindo a mágica que acontece quando ela é utilizada com sensibilidade e sabedoria!

#GrazyMorais #grazielaMorais ##EmailMarketing #MarketingDigital #AbordagemAgressiva #MarketingDoMal #RemovendoSempre #SóOqueMeInteressa

Graziela Morais

Nenhum comentário: