segunda-feira, 5 de outubro de 2015

*Cargo: "Em experiência"

Não sei se é porque estou observando mais atualmente, ou se realmente além da crise absurda que o país está passando as pessoas não querem mais trabalhar.
A algum tempo venho sendo atendida, em restaurantes, consultórios médicos (particulares), lojas em geral, supermercados, por pessoas extremamente desmotivadas, mal humoradas, desatentas, desinteressadas e sem iniciativa.
São pessoas que não te olham nos olhos, e mesmo comprando ou pagando pelo serviço, elas não querem saber o que você precisa ou quer.  Sempre te repassando para "o próximo", para se livrar do "problema".
Claro que temos exceções e essas exceções me fidelizam e cativam e estão devidamente anotadas em minha agenda para todo sempre!.
Mas falo aqui daquele funcionário que parece estar sempre em fase de "experiência" que nunca faz nada sozinho, e quando não sabe chama o colega do lado, quase o obrigando a fazer o serviço dele, sem ao menos um bloquinho de anotações na mão para anotar os procedimentos, para não mais precisar interromper o colega desnecessariamente.
A impressão que se tem é que a mentalidade é a seguinte: "isso aqui não me pertence então, vou ficar aqui passando um tempo e quando conseguir algo melhor eu saio, então não aprendo nada, não atendo como devo, não respondo nada e não me esforço para ajudar e se for preciso jogo para o próximo como se fosse batata quente queimando as mãos".
Quando adolescente na escola, sempre tínhamos um professor ruim entre uma série e outra e ele usava a tática: "eu finjo que ensino e você finge que aprende", acredito que hoje usam essa mesma premissa, só que com coisa séria, com necessidades e resolução de problemas.
E nessa vidinha de faz de conta, vão surgindo no mercado profissionais ruins, todos insatisfeitos com seus cargos, salários e vidas e temos que nos submeter aos péssimos atendimentos diários, que se espalham em todas as áreas de forma viral.
E quando você precisa de atendimento físico, pois os feitos pela internet tem me agradado muito, você tem que ir sem pressa, mesmo que perca o dia todo, mas vai tranquilo, leve um livro, relaxe e se conforme com a falta de competência e profissionalismo, pois agilidade e resolutividade não são para todos.
Se faltar um documento ou mesmo precisar ligar para outro setor, esquece, volte outro dia, digo, perca mais um dia, e tenha calma, porque senão você pode se exaltar e ser preso.
Tenha calma. se submeta a vontade de "quem está atrás do balcão".
E aguarde na fila se quiser reclamar, porque tem sempre alguém mais sem noção ainda, que agride de forma cruel quando não é atendido da forma que deseja, daí muitas vezes, você até desiste de reclamar, porque o coitado já foi tão humilhado por gente que está pior que ele que você abre mão do seu direito e vai embora...
E ainda temos aqueles que fazem questão de desmoralizar o colega na frente do cliente, você consegue enfim ser atendido e quando acha que pode ir embora surge um coleguinha e diz:
-Fulano você fez isso, mas era pra fazer aquilo... (sempre com aquele risinho irônico ou aquele ar de superioridade que só seu coleguinha "fura olho" consegue ser capaz...)
E novamente recomeçamos a via cruxis...
A Taxa de desemprego no Brasil chega a 8,3% no 2º trimestre do ano, a força de trabalho engordou com a chegada de 1.747.000 pessoas, são jovens que antes só se dedicavam aos estudos, agora buscam trabalho. (http://g1.globo.com/jornal-hoje/noticia/2015/09/taxa-de-desemprego-no-brasil-chega-83-no-2-trimestre-do-ano.html) e não me excluo dessa estatística de desemprego. Mas tento buscar o que me cabe da melhor forma, na esperança de dias de melhores e sem maltratar ninguém!
Mas o descaso é grande, a realidade é cruel e ingrata.
Muito tenso, muito triste e espero, sinceramente, que seja reversível.
Só semana passada vivi essa experiência umas três vezes em lugares diferentes, e a sensação é a mesma, em todos os lugares, ou a rotatividade está grande e todos realmente estão aprendendo sempre, ou as pessoas preferem se colocar nessa posição de nulidade total, para não terem trabalho nem resolver o problema de ninguém, já que ele tem os dele para resolver....
Só que o nível de estresse é cada vez maior, a pessoa não consegue te olhar nos olhos e resolver a questão, você se estressa porque perde dias com coisas simples e soluções mais simples ainda por pura falta de iniciativa, e o resultado disso é estresse, cansaço e explosões frequentes, surtos de raiva, pois todos estão diariamente "em ponto de bala" com dizem, e uma fagulha que seja é suficiente para causar um estrondo mortal.
Como boa romântica que sou, espero poder voltar aqui para testemunhar uma história bem legal, de um mega atendimento com funcionários motivados e felizes, com seus esforços devidamente reconhecido por clientes e colegas, pelo simples fato de serem humanos, por terem facilidade de se colocar no lugar do próximo, e devido a sua competência, pontualidade e profissionalismo.

#grazielaMorais #desemprego #tolerânciaZero #resolutividadeZero #desmotivação #desânimo #faltaDeIniciativa #Brasil #BrasilEmCrise #

Graziela Morais

Nenhum comentário: