domingo, 18 de abril de 2021

Pandemia - Covid - 2021 - Um ano depois nada foi aprendido...

 


No dia 11 de março de 2021 fez um ano do meu confinamento desde que começou a pandemia.
E tive que reforçar através de post nos stories o óbvio, 
que continuarmos
NÃO RECEBENDO VISITAS, 
para os parentes sem noção que queriam vir nos visitar a qualquer custo!


Um ano de isolamento, banhos ao voltar da rua, muita álcool 70% para desinfetar, muita saudade dos abraços e papos intermináveis com os poucos e queridos amigos, a liberdade de respirar ar puro sem máscara e andar na rua sem medo de se contaminar ou trazer esse vírus maldito para casa.

Ao longo dos meses o Brasil continua batendo recordes diários em mortes e transmissão, uma tristeza sem fim.
O governo federal continua na meta de causar mais mortes, aglomerações e deixar a  população cada vez mais confusa, desnorteada e violenta. Sempre depreciando e descreditando os órgãos sérios e que trabalham de verdade como o SUS.
A meta dos governantes agora é reeleição, e tudo que atrapalhe isso é eliminado do discurso oficial.
O discurso de ódio é enfatizado como se fosse um grande complô e todos estivessem errados e só nosso líder "genocida" estivesse certo. Alimentando as mentes seguidoras e doentes que o seguem cegamente, como zumbis sem noção que reproduzem cada fakenews que ele publica em seu twitter.
Como já havia previsto ano passado a fome chegou forte e impiedosa, centenas e desempregados e pais de família sem ter como sustentar suas famíias, as pessoas passam aqui na porta pedindo pra arrancar o mato da porta com a mão em troca de comida, só comida, ninguém quer mais pede dinheiro, querem comida, arroz, leite, para crianças que muitas vezes ficaram órfãs, famílias que perderam 2, 3, 4 ou mais parentes pra esse vírus maldito e não sabem mais o que fazer....
Alguns países estão avançados com a vacinação e já estão começando a retomar o comércio a vida, aqui em passos de tartaruga...
Temos o SUS e graças a esses profissionais a vacinação vem sendo realizada com louvor, mesmo a vacina chegando a conta gotas. 
Os profissionais da saúde tem trabalhado exaustivamente, com o que tem, muitas vezes sem equipamentos, medicações ou oxigênio, para fazer a parte deles e tentar amenizar a sobrecarga que estão levando a vida de muitos, pacientes e profissionais. 
Os danos são irreversíveis, traumas e sequelas para ambos os lados, doenças psicológicas que estão levando muitos ao afastamento da área de saúde. Estão exausto, sem recursos e sem ajuda da população que incentivada pelos governantes e pela fome tem que trabalhar e pegar ônibus lotados todos os dias. E muitos continuam com festas clandestinas e ignorando o caos instalado.

Esses dias vi uma live com os profissionais que considero excelentes e essenciais para que hoje estivéssemos numa situação muito mais amena, aqueles que o governo federal demitiu logo no início da pandemia, por questões políticas e que eram o corpo do Ministério da Saúde, especialistas que foram substituídos por militares obedientes e submissos, porque é só isso que se faz necessário no momento, dizer sim aos desmandos de um governo insano.
O "trio super competente" Mandetta, Gabardo e Wanderson" falaram na live da situação de antes e de hoje e enfatizaram que mesmo sem apoio os estudos estão sendo feitos, o Butantan e o SUS continuarão lutando por nós e eles seguem fazendo o trabalho de formiguinha que podem e como podem em prol da vida, mesmo com todo o boicote e o força contra, e tiraram dúvidas da população sobre as vacinas e sobre o que angustia a população que segue a deriva e própria sorte, eles falaram das chances que tivemos de manter o projeto de imunização forte e intenso para evitar o número de mortos que temos hoje e que foi negligenciado infelizmente, mas pediram ajuda da população que se conscientize e lute pela vida fazendo o que é possível e sigam a ciência porque sem ela não há luz, e para que não percamos a fé e a esperança de dias melhores.
Chances essas dispensadas um a um, por pura negligência, incompetência e politicagem barata, já que o povo é um mero detalhe, o importante é que provavelmente esses que são "negacionistas" já imunizaram a si próprios e seus familiares com certeza, para garantir a perpetuação da pior espécie da humanidade, gente que deveria ser grata ao voto que lhe foi dado e apenas defeca na cabeça do povo que os elegeram, espalhando fakenews diariamente para manter o controle da situação, mas como eu disse ao ex-ministro em comentário da live, 
"a história te fará justiça".

Seguimos com 2021 como se fosse "2020- Parte 2", onde muitos não tem mais medo porque precisam abstrair para continuar pegando seus ônibus lotados, milhares ainda achando que é frescura, e aqueles que continuam confinados com eu, tentando esperar a vacina, que não garante 100% de imunidade, já que a falta de lockdown criou variantes diversas do vírus, mas garante que ao pegar que sejam sintomas leves, evitando assim o rombo que esse vírus tem causado em todos mesmo depois da "cura". 
O pós-covid tem sido um desafio para os estudiosos, pessoas voltando das intubações tendo que reaprender a andar, falar, respirar, um estrago sem precedentes no corpo e na mente, e por conta do exaustão dos profissionais, falta de medicamentos entre outros as pessoas só procuram os hospitais quando estão muito ruins, e dessa forma a frase é "entubou morreu"...
Mas para nossos líderes não somos pessoas, somos apenas números e um a mais um a menos não tem importância, já que as histórias de cada um só sabem os heróis da saúde que lá estão lutando pela vida de cada que chega pedindo socorro...

Estamos vivendo dias difíceis, sem esperança e com uma única certeza, 
só a imunização nos dará alívio, e ela vem devagar, sem muito interesse político, porque se resolverem a questão e se unirem em prol do povo não há como ganhar e tirar proveito, desviar dinheiro e ser reeleito...

Mas como disse o ex-Ministro na live 
"temos que ficar do lado DA VIDA"
 e não do LADO DA MORTE como muito dos nosso "lideres", 
dessa forma pessoas do bem se juntam pra ajudar, pra dar consultoria, pra arrecadar cestas básicas e vamos nos ajudando como podemos, na esperança de dias melhores, trabalhando a fé e a gratidão diária, pelo respirar de cada dia.

Como a maioria da população, não há sensação de felicidade no peito, hoje só sinto gratidão pela vida e pelo respirar de cada dia, esperando em Deus a retomada às rotinas, certa de que o mundo nunca mais será igual, e que estamos vivendo uma virada de século pontual, onde tudo está mudando, formas de lidar com a vida, com o trabalho, com os relacionamentos e tudo mais... 
Nada mais será igual, 
e Deus nos conceda vida e saúde física e mental para contar essa história para os próximos que virão e que no futuro
e que verão esse processo como um caso específico ou não, 
porque infelizmente acredito que outras epidemias virão e espero que estejamos melhor preparados e com LÍDERES de verdade, lidando melhor com a situação, de forma mais humanitária e empática.


Que venha a vacina brasileira, eficiente e contemplando todas as variantes que surgirem!
E que todos tenham acesso!
Que Deus nos permita sobreviver a esse caos total, e consigamos sentir alegria e esperança novamente!
E principalmente, que possamos abraçar os que amamos e receber os amigos em casa em almoços saborosos e acolhedores como antes!

Graziela Morais

#covid #pandemias #butanvac #vacinas #esperança #diasmelhoresvirão #fé


Nenhum comentário: