terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

Ser servidor público, um sonho para poucos! Concurseiro/Concursado/Pobres mortais :)



Tive a oportunidade de estar dos dois lados, empresa privada e com status de servidora, e isso me fez ver o quanto a mão de obra é desperdiçada  e desvalorizada no serviço público.

Falta visão de mercado, liderança e trabalho de equipe, muitas vezes.

Diferente de uma empresa privada o "governo", não tem sensibilidade para utilizar mão de obra terceirizada, como pode usar, é um desperdício de tempo e dinheiro.

Os colaboradores que ajudam indiretamente (de forma terceirizada), estão ali para cumprirem tabela, e fazem,  diariamente, em sua maioria, serviços que ninguém quer fazer, ou que julgam "humilhante" como carimbar papel, preparar uma correspondência, preencher planilhas etc.
Muitas vezes esses "seres terceirizados" sonham com uma oportunidade para crescer, que raras vezes chega, pois ele é sempre a última opção, salva algumas raras exceções, claro.

Algumas empresas privadas, tem líderes que possuem sensibilidade suficiente para detectar o que cada colaborador tem de melhor e utiliza isso em prol da empresa, onde toda equipe ganha. Pois diferente do que o "governo" faz e pensa, não somos todos iguais, cada  um tem suas potencialidades, talentos, pontos fracos e fortes e não é forçando a barra anos e anos a fio que os servidores diretos ou indiretos estarão todos robotizados e fazendo a mesma coisa, sempre.
Isso geralmente é feito em fábricas e indústrias, onde a mão de obra exige concentração e padronização no serviço.

Mas muitas pessoas não sabem, que para ser servidor público é necessário um padrão, tem que ter perfil.
E a "burocracia", muitas vezes, acaba decepcionando quem entra cheio de energia e vontade de mudar e transformar.
A ideia de que todo servidor é preguiçoso e só entra no serviço público para "não trabalhar" é um mito, em parte.
A grande maioria ainda pensa e age assim, como uma tradição passada de pai para filho, mas há exceções, como tudo na vida.
Conheço pessoas que dedicam vida, tempo e saúde em prol dessa estabilidade, honrando seus gordos salários e fazendo o seu melhor, sempre.
Muitos chegam a adoecer em poucos anos, por conta da dedicação exclusiva, regada a ações repetidas, onde não se pode questionar muito, nem ser muito criativo, pois tudo tem uma lei, um decreto ou uma rotina que rege aquela ação, então pouco se pode fazer a respeito, e ser criativo o torna chato e insubordinado.

O fato de passar 20 ou 30 anos trabalhando no mesmo lugar, com as mesmas coisas é um tédio, que adoece, deprime, e mata.

Em estudos realizados em 2015  a "OMS alerta que mais de 800 mil pessoas se suicidam por ano no mundo".  Ainda "Segundo o relatório da OMS, o Brasil é o oitavo país com mais suicídios. Em 2012, foram registrados 11821 casos. A Índia está em primeiro lugar com 258 mil casos seguida da China com 120 mil. Segundo especialistas, uma das maiores causas para tentativas de suicídio é a depressão." (http://www.ebc.com.br/noticias/saude/2015/09/oms-alerta-que-mais-de-800-mil-pessoas-se-suicidam-por-ano-no-mundo).

Claro que existem pessoas que tem perfil, nasceram para serem demandadas, gostam dessa postura e são felizes assim.
Mas a maioria trabalha insatisfeita e doente, muitas vezes trabalham pelo salário e a suposta "estabilidade", tão sedutora.
Cabe avaliar qual o seu perfil e suas reais necessidades.

Não critico aqui posições ou posturas, critico a forma como "padronizam" esse serviço e não valorizam a mão de obra que têm nas mãos, muitas vezes.

Hoje ser servidor público é um sonho para poucos.
Ser concurseiro é profissão!
É um comércio gigante que enriquece empresas, livrarias e empresas e professores de cursinhos.
É um investimento de vida!
Pessoas vendem carros e pertences para pagar cursos e investir pesado na mudança de vida.
A concorrência é acirrada e todos estão muito bons, pois se preparam anos a fio para conseguir uma vaga, em qualquer órgão, sem saber ao certo se irão se adaptar.
Claro que alguns tem foco e planejam carreira para determinado órgão e seguem até conseguir, mas a maioria quer entrar no "serviço público" em qualquer órgão que consigam passar! 

Dessa forma fica dividido da seguinte forma:
1-Servidores públicos: aqueles que conseguiram passar em concurso, enfim!

2-Trabalhadores com carteira assinada: aqueles que têm que se submeter a rotatividade do mercado e aos salários baixos, e muitas vezes as empresas entram em falência depois do quinto ano por falta de planejamento entre outros...

 3-Empreendedores: aqueles que trabalham o triplo, mas muitas vezes, conseguem se achar e fazer dinheiro nesse país, trabalham no que gostam, muitas vezes, e arcam com todos os altos e baixos do comércio, de forma independentes e livres dessa robotização habitual!

Esse segundo tipo eu chamaria de "intermediários", pois são aqueles que não conseguiram abrir seu próprio negócio e também não conseguem passar em concurso.
Dessa forma esses sofrem mais até acharem seus caminhos, porque estão sempre se submetendo a falta de lideranças, atrasos salariais, sobrecarga de trabalho, assédio moral, e pouca capacitação.
E não digo pouca capacitação por vontade não, é que geralmente os que estão na coluna do meio, perdem muitos anos da vida sem conseguir capacitação nas áreas de formação, se graduados, e quando o fazem não tem garantia que serão recompensados, já que acabam se dedicando ao trabalho que estão, sem muita energia para investir em algo extra, então se acomodam, e ficam por vontade própria, reféns do "salário caindo na conta todo mês", arriscando pouco!

Então... sigamos com fé, analisando alguns pontos importantes em nossas vidas:
-Qual é o seu perfil??
-O que você quer pra sua vida?
-Você consegue se submeter a um trabalho que não tem afinidade, só pelo salário?
-O que te faz feliz?
-O que você precisa fazer para mudar sua vida?

Tudo é estratégia e planejamento.
Nada vem rápido e de forma mágica.
 Tudo é conquistado com foco, planejamento e determinação.
O segredo é não perder a fé e a certeza que Deus tem planos pra nossa vida!
A ideia é estar sempre em movimento, pois uma hora e resultado do seu trabalho terá o destaque que deseja.

Nada acontece por acaso! E tudo na vida é aprendizado!
Sigamos com fé rumo aos nossos objetivos para que consigamos realizar todos os nossos sonhos!
O sucesso só depende de nós!
Um passo de cada vez! Um dia de cada vez!

 #servidorPúblico #Empreendedor #CLT #trabalhadorBrasileiro #funcionárioTerceirizado
#SerLíderÉdiferenteDeSerChefe #VisãoEmpresarial #TrabalhoDeEquipeÉfundamental #NãoSomosIguais #CadaPessoalTemSeuTalento  #SerFelizÉfundamental #focoNosObjetivos #FéParaSeguir #AcreditoNosPlanosDeDeus #NascemosParaSermosVencedores #SempreEmMovimento #silenciarEorar #LutePorSeusSonhos
Graziela Morais

Nenhum comentário: