quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

DJ BUSU - DO BEM



DJ BUSU... O que falar de DJ BUSU?

Alegria de pobre é acertar o horário do ônibus mais esperado de Santa Maria, que segue pontualmente para a W3 Norte todos os dias!

É um ônibus grande (famoso minhocão), é novinho, tem ar condicionado e apesar do engarrafamento diário sempre chega no horário esperado!

Mas apesar disso o diferencial está no motorista, apelidado por mim secretamente, de DJ BUSU.
Estiloso, cabelos com cachinhos e óculos escuro, sempre discreto, calado e tranquilo, diferente de alguns que estão sempre estressados e prontos pra brigar em qualquer hora do dia ou ao primeiro sinal de um simples BOM DIA...

DJ BUSU é diferente, 
Ele é tranquilo,
E a qualidade que mais chama atenção dos passageiros que pegam esse ônibus todos os dias é que ele é um ser "ECLÉTICO"!

A viagem/percurso é sempre uma "viagem no tempo", musicalmente falando, pois ele usa e abusa de um playlist variado em seu repertório que vai desde Scorpions a Amado Batista!
Claro que cada música é uma surpresa, você está lá curtindo The Fevers, de repente logo em seguida vem Banda Calypso e logo depois Freddie Mercury ou Legião Urbana, seguido de Roberto Carlos e Biafra logo depois, para aguçar ainda mais nossas lembranças...
Não há preconceitos, todos os cantores da boa MPB são contemplados e claro contemplando também os Clássicos Mundiais que não podem faltar,
Graças a Deus todas as vezes que fiz essa "viagem no DJ BUSU" nunca ouvi funk por exemplo
(me perdoe os que gostam, mas para mim Funk no Brasil não tem nada de cultural, para mim, é vergonhoso e totalmente desnecessário, já que o único objetivo é mostrar bundas e peitos e enfatizar loucamente o sexo desenfreado e sem proteção ou critério, mas esse pode ser um assunto para uma outra postagem mais intensa e embasada), 
Geralmente ele coloca em seu playlist todos os clássicos nacionais e internacionais, mas sempre com qualidade e cuidado na escolha
(pelo menos é o que parece, já que, pelo menos no meu percurso, podemos dizer que há qualidade ali!

Diferente dos outros ônibus nunca vi nem DJ BUSU, nem seu fiel escudeiro o Sr.COBRADOR
discutirem com ninguém nem dentro nem fora do ônibus, sempre estão tranquilos, cumprindo seu papel, onde enfrentam o "engarrafamento de horas" diariamente, com paciência, controle e profissionalismo!

Claro que apaixonada por música como sou, acredito que
 "quem não sabe apreciar boa música" bom sujeito não é",
e tenho certeza que a música é solução para todos os males!

Prova disse é que só no DJ BUSU você percebe aquelas pessoas estressadas pela manhã, que não dizem nem bom dia normalmente, se rendendo e cantarolando quase cochichado alguma das músicas que sutilmente invade o ambiente...
E não é nada estrondoso, ruidoso ou invasivo, a música tem volume moderado para que o ambiente fique apenas agradável sem incomodar quem gosta de ouvir suas próprias coisas, notícias ou rádio!

Pretendo fazer em breve uma singela doação de Cds com uma coletânea de tudo que tenho para contribuir com essa iniciativa, que estou certa de que ela faz para ele mesmo, mas indiretamente ele contaminando positivamente cada pessoa que ali passa!

Lição geral:
-Musica é remédio pra todos os males e tem o poder de aliviar, tranquilizar, alegrar e desestressar!
-O ambiente de trabalho quem faz é você! 
-A energia que você cativa é a que permanecerá a sua volta!

****************************************

Só aproveitando o tema quero postar aqui alguns links de Musicoterapia que acho bem interessantes para mostrar a vocês que funciona e como é bacana! 
E em breve mais detalhes no Canal do Momento Eva Sobre o assunto! 
Aguardem!




#grazielaMorais #grazyMorais #DJBusu #Busu #estóriasDoBususão #Humor #santaMariaNorteDF #W3Norte
******************************
Momento Eva
E-mail: momentoeva@gmail.com
Instagram: @gramoraismomentoeva
Twitter: @gramorais
WhatsApp: 61-8263-6867 

Graziela Morais

terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

Maus-tratos contra animais - Punição e criminalização já! Diante de qualquer tipo de violência DENUNCIE!!


As vezes fico pensando, o que leva uma pessoa a agredir um bichinho inofensivo?
Há pessoas que não gostam mesmo de pêlos, lambidas e babas, ou mesmo bichinhos serelepes correndo com brinquedos na boca para brincar. Mas mesmo não gostando é estranho pensar que aqueles olhinhos expressivos não dizem nada ou não provocam nenhum tipo de sentimento bom, já que muitos deles só buscam carinho, amor e nada mais.
Eu acredito, sinceramente que uma pessoa que olha nos olhos de um cãozinho ou qualquer outro bichinho e espanca, chuta e fere gratuitamente, como vem sendo exposto diariamente  na mídia através de noticiários e internet é capaz de o fazer com qualquer pessoa, principalmente as mais frágeis, mulheres e crianças!
Crueldade sempre existiu, mas ela tem seguido numa crescente assustadora. 
Não sei se esse fato se dá por conta da facilidade em expor e divulgar ou se é por conta dos novos hábitos e conceitos dessa vida moderna e estressante, mas o fato é que vamos perdendo a cada dia sentimentos essenciais para sobrevivência como respeito, discernimento e amor!
Não sei onde vamos parar com tudo isso, mas deixo hoje minha prece para que Deus tenha piedade de nós, e que as pessoas percebam que sem respeito e amor, nada faz sentido!


**************************************
Hoje temos várias ONG's que cuidam de animais abandonados no Brasil e no mundo, mas ainda é difícil conscientizar a população que se tratam de vidas e que merecem respeito, no mínimo.

Infelizmente no Brasil não há conscientização nem respeito com bichos, crianças idosos, meio ambiente... 
E seguimos assim, fingindo que está tudo bem e que somos um país evoluído e cheio de riquezas e belezas naturais! No entanto não damos  o mínimo de prioridade nesses casos e nem valorizamos o que é realmente importante para vivermos em paz respeitando o espaço e a existência de cada ser.
Dessa forma o caos se instala pouco a pouco, em perceber que respeito e amor são fundamentais e essenciais para a sobrevivência de cada ser vivo!

*********************************
A ProAnima hoje é uma das maiores ONGs do DF que abraça a causa e faz esse serviço de resgate e acolhimento de forma séria e muito eficiente.

ProAnima - Associação Protetora dos Animais do Distrito Federal. Entidade sem fins lucrativos

SCLN 116 - Bloco I - Loja (Subsolo do Ed. Cedro) - Asa Norte - Brasília - DF| 
E-mail: proanima@proanima.org.br
https://pt-br.facebook.com/ProAnima

Temos também no DF outra instituição muito séria e que trabalham também em sistema de voluntariado e ajuda da comunidade que é o Abrigo Flora e Fauna, que recolhe, ajuda, faz feiras de adoção entre outros.




Abrigo Flora e Fauna

http://www.abrigofloraefauna.org.br/
E-mail: abrigofloraefauna@gmail.com  
https://www.facebook.com/abrigofloraefauna
Telefones: 
Doação
(61) 8460-0320 - Michelle
(61) 9815-9580 - Vanessa
Patrocínio e Eventos
(61) 8463-3308 - Ana Lúcia
(61) 8354-6219 - Janaína

Então, diante de maus-tratos contras animais DENUNCIE sempre, pois fazendo nossa parte amenizaremos o sofrimento desses bichinhos, que não têm como se defender e não podem falar nem protestar só recebem tudo que lhes é oferecido!

*******************************************
VIOLÊNCIA CONTRA ANIMAIS
"Qualquer ato abusivo, maus tratos, ferir ou mutilar animais é considerado crime ambiental, previsto no art. 32 da Lei nº 9.605. A pena prevê detenção de três meses a um ano e multa. Se você souber de algum caso ou presenciar algum ato de violência contra algum animal, faça a sua denúncia."

DENUNCIE:
TELEFONES ÚTEIS NO DF
Disque-denúncia (não é necessária a identificação do denunciante)
Telefone: (61) 197 ou (61) 3323-8855

Ibama - Linha Verde (é um canal direto com o cidadão e funciona 24 hs)
Telefone: 0800-618080
E-mail: linhaverde@ibama.gov.br

Delegacia Especial do Meio Ambiente (Dema)
Telefone: 3234-5481 ou 3362-5818

(http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/cidades/2015/02/09/interna_cidadesdf,470266/df-registrou-no-ano-passado-88-casos-de-agressoes-a-animais-no-df.shtml)


********************************
VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER
DENUNCIE:
 Ligue 180 foi criado pela Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR), em 2005, para servir de canal direto de orientação sobre direitos e serviços públicos para a população feminina em todo o país (a ligação é gratuita). 

Ele é a porta principal de acesso aos serviços que integram a rede nacional de enfrentamento à violência contra a mulher, sob amparo da Lei Maria da Penha, e base de dados privilegiada para a formulação das políticas do governo federal nessa área. 

O Ligue 180 desempenha papel central, ao lado do programa ‘Mulher, Viver sem Violência’, lançado em março de 2013, com o objetivo de cobrir o país com serviços públicos integrados, inclusive nas áreas rurais latu sensu, mediante a utilização de unidades móveis para o campo, a floresta e as águas. 

Em março de 2014, o Ligue 180 transformou-se em disque-denúncia, com capacidade de envio de denúncias para a Segurança Pública com cópia para o Ministério Público de cada estado. Para isso, conta com apoio financeiro do programa ‘Mulher, Viver sem Violência’, propiciando-lhe agilidade no atendimento, inovações tecnológicas, sistematização de dados e divulgação.  
(http://www.spm.gov.br/ligue-180)


**********************************
VIOLÊNCIA CONTRA CRIANÇAS

DENUNCIE

Ouvidoria e Disque 100 – Além do novo sistema, que será utilizado pelos conselhos tutelares, a população dispõe de outros canais para fazer denúncias, como a Ouvidoria da Secretaria da Criança ou o Disque 100.
Serviço
Ouvidoria da Secretaria da Criança

Atendimento na sede da secretaria, no SAAN Quadra 1, Bloco Comercial C, 3º andar, de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 14h às 18h. E também por meio do telefone (61) 3233-9586 ou envio de mensagens para o e-mail ouvidoria@crianca.df.gov.br.

A violência é um mal, que se for ignorado, só cresce e destrói tudo a nossa volta!

ENTÃO, DIANTE DE QUALQUER TIPO DE VIOLÊNCIA, DENUNCIE!


Graziela Morais

domingo, 8 de fevereiro de 2015

SARAU CULTURAL - O REENCONTRO - SANTA MARIA NORTE DF - MÚSICA, TEATRO, POESIA E MUITO MAIS!


SARAU CULTURAL - O REENCONTRO

Santa Maria - DF, sempre foi um lugar sem graça, sem diversão e sem opções de lazer. 
A cidade surgiu de um projeto habitacional do Governo do Distrito Federal à época e os primeiros lotes  foram ocupados em Fevereiro de 1991. 
Santa Maria então, ainda é uma cidade muito jovem, tem 24 anos de existência apenas. 

Hoje a cidade conta com 120 mil habitantes, e já temos um Shopping, de pequeno porte, mas com lojas populares e conhecidas. 
Nesse Shopping há um projeto de cinema 3D que sairá esse ano, temos academias, Bares, Restaurantes, Pet Shops, Lojas Americanas, Cacau Show, Giraffas, Subway, Pizzaria DuCheff, academias populares, um calçadão para fazer caminhadas, entre outras possibilidades de distração e diversão. 

Mas a 15 anos atras, Santa Maria era um local para sair cedo, chegar tarde e dormir, somente, já que todos trabalhavam e estudavam o dia todo e se quisessem algum tipo de diversão teriam que pegar um ônibus e "viajar 30 km" em busca de lazer. 
Nem falo em pegar o carro e se locomover, porque poucos tinham carro, e o meio de transporte mais usado, acabava sendo o tão famoso GOL (Grande Ônibus Lotado), já que a distancia era longa e estressante até "o centro de Brasília" ou ao Shopping mais próximo, havendo então necessidade de economizar a gasolina, para momentos de "real necessidade". 
Santa Maria foi projetada para moradores de baixa renda, num projeto habitacional, popular e objetivamente eleitoreiro, onde foi oferecido, gratuitamente, apenas o lote, e a construção da casa assim como todo saneamento básico, foi pago passo a passo, mês a mês pela população, para se obter dignidade e melhorias, mas essa é outro história que podemos falar posteriormente.

Dessa forma nós, jovens entediados á época, com esse "MARASMO" do domingo a tarde, resolvemos fazer alguns reuniões todo domingo. 
Inicialmente na casa de Carina, que sempre foi uma grande incentivadora das reuniões e depois a medida que os amigos foram gostando sentiu-se a necessidade de realizar um Sarau propriamente dito, num espaço maior, para batermos papo, cantar, recitar poesia, para que chegássemos leves e alegres na segunda feira de trabalho e estudos, e começar a semana alimentados de cultura enfim!

Era tudo feito de forma muito simples, uma sala de biblioteca ou escola, jornais no chão, artistas plásticos colando suas artes, desenhos e caricaturas nas paredes, poetas locais recitando suas poesias, músicos e cantores cantando e tocando os clássicos da MPB, uma feira de troca para aqueles que queria dispensar discos, Cds, quadrinhos e revistas entre outros. 
Tudo de forma artesanal, caseira e bem intencionada.

Não haviam grandes buffets nem equipamento de som grandioso, a comida era feita por nós mesmo, no intuito de confraternizar ao final do evento e bater papo, trocar e-mail (pois era a forma mais eficaz de nos correspondermos), boa conversa, risadas e muito mais!

E dessa forma os domingos passavam rápido e o tédio ia embora dando lugar a alegria e satisfação. Fomos até convidados para participar de outros Sarais próximo da cidade, engrossando assim o grupo que começou de uma iniciativa de poucos amigos.

Por conta do trabalho, faculdades, casamentos, mudanças etc, o grupo se dividiu e nunca mais os Sarais aconteceram, ficando somente na lembrança de um tempo bom! 

Apesar das opções de lazer que hoje temos, Santa Maria não tem mais iniciativas ou mesmo o acolhimento que tínhamos naquela época para esse tipo de evento tão único e importante. Acreditávamos naquela época que educação, cultura, incentivo cultura, musical, teatral faz as pessoas melhores, mais sensíveis e a falta disso traz ociosidade e violência, realidade essa que tem tomado conta da historia da cidade a medida que ela cresce, infelizmente.

É com muito pesar que vemos nos últimos anos que nada aconteceu nessa linha. 

Por parte dos administradores e políticos nunca houve interesse. 
Mas infelizmente nem os próprios moradores alimentam mais essa ideia de valorizar os talentos locais, que seja através de encontros mensais ou bimestrais, mas eventos periódicos regados á criatividade, liberdade e sensibilidade. 
Esse era nosso sonho em 2001, sonho esse que extinto seguiu apenas na memória de cada um que pode viver esse momento. 

A ideia então é realizar esse REENCONTRO, cheio de energias boas, abraços, boa música, teatro, poesia, histórias, memórias, experiências e ajudar quem precisa, levando voluntariamente 1kg de alimento, para que possamos nos divertir e ajudar uma Instituição que necessite, pois se não podemos mudar o mundo, podemos pelo menos dar nossa pequena contribuição para que nossos domingos tenham um significado e fique na história de cada um de nós!

Espero que topem participar desse encontro conosco, sejam todos bem vindos!!

Em breve mais novidades!!

Graziela Morais